6 found
Order:
  1.  6
    A Questão Sobre Deus Na Metafísica de Aristóteles.Sergio Ricardo Strefling - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):39-50.
    A questão sobre Deus em Aristóteles aparece na teoria sobre o primeiro motor imóvel, demonstrada no livro XII da Metafísica. Tudo o que se move é movido por outro. Entende Aristóteles que no universo há uma série indeterminada de motores e movidos. Todos os movimentos têm uma causa anterior. Mas, não é possível regredir ao infinito, pois todos e cada um sempre dependeriam de outro. Por esta razão, conclui o Estagirita que é necessário que exista um primeiro motor imóvel que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  43
    A unidade do poder em Marsílio de Pádua.Sérgio Ricardo Strefling - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):165-177.
    Marsílio de Pádua foi um pensador da Idade Média que escreveu duas obras de filosofia política que influenciaram a modernidade. Este estudo analisa o capítulo 17 da primeira parte do Defensor Pacis, onde se trata da unidade do governo ou do principado. Se houver muitos em número ou espécie, tal como acontece nas grandes cidades e, em particular, em um reino, aí deve haver então um supremo governante, a quem os demais estejam subordinados e por quem sejam dirigidos. Trata-se de (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  54
    A valencior pars no Defensor Pacis de Marsílio de Pádua.Sérgio Ricardo Strefling - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):225-244.
    Marsílio de Pádua (1280-1343) foi um pensador da Idade Média que escreveu duas obras de filosofia política que influenciaram a modernidade. Este estudo analisa o termo valencior pars , da obra Defensor Pacis . Marsílio parece definir essa parte preponderante como sendo a representação do conjunto dos cidadãos que não tem uma natureza débil. Isso sugere que a valencior pars é tanto qualitativamente superior quanto uma maioria numérica dos cidadãos. O apelo a uma mistura de considerações quantitativas e qualitativas era (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Os fins da política no De regno de Tomás de Aquino.Sérgio Ricardo Strefling - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente artigo visa demonstrar que os fins da política podem ser considerados como fins transpolíticos na medida em estão imbricados com o fim último do homem. O pensamento político de Tomás de Aquino (1225-1274) está exposto na sua filosofia prática ou moral, por exemplo, nas suas questões sobre as virtudes, de um modo especial quando trata da prudência e da justiça, bem como nas discussões sobre as formas de governo, as leis, o bem comum e o direito. Santo Tomás, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  40
    The seven degrees of activity of the human soul in Saint Augustine’s "de Quantitate Animae".Sérgio Ricardo Strefling - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):179-200.
    A alma é, sem dúvida, um dos problemas que mais interessou a Santo Agostinho; ele a define como uma substância partícipe da razão adequada ao governo de um corpo. A alma não tem quantidade corporal, contudo, é uma coisa grande. Este estudo pretende refletir sobre os sete graus de atividade da alma, os quais o autor apresenta na sua obra De quantitate animae. São eles: a animação, a sensação, a arte, a virtude, a tranquilidade, o ingresso e a contemplação. The (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  65
    Valencior pars in the Defensor Pacis of Marsilius of Padua.Sérgio Ricardo Strefling - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):225-244.
    Marsílio de Pádua (1280-1343) foi um pensador da Idade Média que escreveu duas obras de filosofia política que influenciaram a modernidade. Este estudo analisa o termo valencior pars, da obra Defensor Pacis. Marsílio parece definir essa parte preponderante como sendo a representação do conjunto dos cidadãos que não tem uma natureza débil. Isso sugere que a valencior pars é tanto qualitativamente superior quanto uma maioria numérica dos cidadãos. O apelo a uma mistura de considerações quantitativas e qualitativas era familiar no (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark